segunda-feira, 23 de março de 2009

UBM PROMOVE PALESTRA SOBRE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) por meio do curso de Comunicação Social promove a palestra Comunicação Alternativa: Ideologia ou mercado de trabalho? com o escritor e fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Vito Giannotti. O encontro acontece na terça-feira, dia 24 de março, às 19h no Salão Nobre Professor Jayme Dantas, no Campus Barra Mansa.
O evento será gratuito e poderão participar todos os interessados.
Vito Giannotti
Nascido na Itália, Vito Giannotti trocou a Faculdade de Filosofia pelo ofício de trabalhador braçal – foi marítimo e nos anos 60 fixou-se no Brasil, trabalhando como metalúrgico, em São Paulo. Em seu currículo de 65 anos bem vividos predominam algumas paixões: além do Brasil e dos trabalhadores e sua história, Vito é apaixonado por comunicação popular. Numa sociedade em que a grande mídia, com raras exceções, volta-se inteiramente para a defesa do mercado e do capital, ele entende que o trabalhador precisa criar a sua própria comunicação, para disputar hegemonia.
Nos anos 60 e 70, Vito lutou contra a ditadura militar e, como tantos que militaram naquela época, foi preso várias vezes – pelo Exército, pelo Dops e pela Polícia Federal. Nas lutas diárias como metalúrgico forjou a sua militância sindical no Brasil e descobriu a importância de uma comunicação alternativa, popular, voltada para os interesses dos trabalhadores. Dos boletins e jornais sindicais para os livros foi um pulo. Escreveu, entre outros, O que é Estrutura Sindical (Brasiliense), CUT ontem e Hoje (Vozes), Força Sindical – a Central neoliberal (Mauad), Muralhas da Linguagem (Mauad), O que é Jornalismo Operário (Brasiliense) e Comunicação Sindical – a arte de falar para milhões (Vozes), este último em parceria com a sua mulher, a jornalista Claudia Santiago.
No início da década de 90, cada vez mais envolvido pelo tema da comunicação popular, fundou, com Claudia, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e passou a dar cursos e fazer palestras em diversas partes do país, a convite de sindicatos e associações de classe. Sempre tendo como perspectiva a importância da comunicação sob a ótica dos trabalhadores, na disputa da hegemonia sócio-político-cultural.
Contribuição Alvaro Brito
Blogado por Maninho

Nenhum comentário:

Postar um comentário